sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Tumor na glândula pituitária: Sintomas de adenoma hipofisário


A glândula pituitária é um órgão de forma oval, o sistema endócrino, que liberta as hormonas directamente na corrente sanguínea em vez de circulação com a ajuda de condutas. Também referida como hipófise ou glândula mestre, ele está localizado na base do cérebro. Glândula pituitária se assemelha a uma ervilha de tamanho e pesa cerca de 0,5 grama. Funcionalmente, é indiretamente responsável pela manutenção da homeostase. Ela secreta vários hormônios essenciais para processos metabólicos (crescimento, reprodução) e, também, ativa outras glândulas para a produção de hormônio.

Os hormônios produzidos pela glândula pituitária incluem o hormônio do crescimento (GH), prolactina, adrenocorticotrófico (ACTH), hormônio antidiurético (ADH), hormônio estimulante da tireóide (TSH), hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH). Em geral, esta glândula é essencial para o funcionamento normal do corpo humano. No entanto, como qualquer sistema de outro órgão, a glândula pituitária é susceptível a certas doenças, em que o problema mais comum é o crescimento do tumor ou adenoma.

Adenoma pituitário é comumente observado em adultos jovens e de meia-idade. Aqui, as células da glândula pituitária mostram um crescimento anormal, resultando em adenoma. É uma patologia benigna, ou seja, o tumor não se espalhou para outros órgãos. As causas reais de tumor na glândula pituitária ainda não são conhecidos. Médicos opina pesquisa que tanto fatores hereditários e ambientais desempenham um papel em causar a tumor na glândula pituitária.

Adenoma pituitário pode afetar o metabolismo do corpo de três formas diferentes, ou seja, efeitos de massa hiposecreção hipersecreção, e tumor. Em hipersecreção (também conhecido como secretora tumor da glândula pituitária), as hormonas pituitárias são secretadas mais do que a quantidade normal; que, em caso de hiposecreção (também conhecido como secretória não-tumor da glândula pituitária), há uma produção insuficiente de hormonas pituitárias. Ambas estas desordens da pituitária, pode resultar em desequilíbrio hormonal.

Os sintomas de adenoma hipofisário

Os sintomas do tumor na glândula pituitária estão diretamente relacionadas à secreção anormal de hormônios hipofisários. Adenoma pituitário é ainda classificados em tipos diferentes, dependendo do tipo de hormona (s) que está a ficar afectada. Por exemplo; tumor secretor de GH, secretores de prolactina do tumor, e tumor secretor de ACTH.

★ Os sintomas de adenoma hipofisário observado apenas no sexo feminino são secreção mamilar, menstruação irregular ou paragem do crescimento e menstruação excessiva de pêlos no corpo.

★ Em homens, os sintomas de tumor na glândula pituitária incluem o desenvolvimento das mamas, diminuição dos pêlos do corpo e impotência.

★ Por último mas não menos importante, efeito de massa tumoral é causada devido ao alargamento da glândula pituitária, que por sua vez, exerce pressão nas zonas adjacentes. Mais comumente se manifestam sintomas de pressão do tumor são dor de cabeça, drenagem nasal aquosa, dor facial, alterações na pele, tontura, constipação, diarréia, intolerância à temperatura, perda de pêlos no corpo, aumento da fadiga, convulsões, ganho de peso, perda de peso, distúrbios sexuais, pressão arterial baixa, problema de visão e, por vezes, perda de visão.

Diagnóstico e Tratamento de adenoma hipofisário

Tumor na glândula pituitária é diagnosticada através da realização de exames de imagem - tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (MRI). Uma glândula pituitária alargada ou encolhido pode ser observado no caso do crescimento do tumor. Se o tumor é inferior a 10 mm de diâmetro, que é identificado como microadenoma; que macroadenoma é confirmada se o diâmetro do tumor é mais do que 10 mm. Exames de sangue são normalmente conduzidos a fim de verificar os níveis de hormônios hipofisários. Com base nos sintomas manifestados, o médico poderá realizar novas investigações para identificar um hormônio específico da hipófise.

O tratamento de tumor da glândula pituitária ou adenoma depende do tipo da hormona que é afectado, a gravidade dos sintomas, da idade e da saúde geral do paciente. A remoção cirúrgica do tumor é frequentemente recomendada junto com medicamentos para uma gestão eficaz dos sintomas. A cirurgia pode ser realizada no nariz, seio, ou porção do crânio para remover o tumor sem afectar as áreas adjacentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário