segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O que significa ser educado?


Por Earl Hunsinger

O que significa ser educado, ou para ser uma pessoa de educação? Essas expressões geralmente significa algo muito diferente hoje do que há um século ou dois atrás. A Merriam-Webster Dictionary Online dá várias definições para a palavra educar, incluindo "para treinar por instrução formal e prática supervisionada especialmente em uma habilidade, comércio, profissão ou" e "para desenvolver mentalmente, moralmente ou esteticamente, especialmente pela instrução." No mundo passeado rápido de hoje, a ênfase é geralmente colocada sobre a primeira definição. O argumento parece ser que a ciência ea tecnologia têm vindo de tão longe, eo mundo é tão complexo, que um indivíduo deve se especializar, a fim de realizar qualquer coisa.

Como resultado, para a maioria das pessoas hoje, a educação, a formação para uma carreira específica. Mais especificamente, muitos pensam de adquirir uma educação como sinônimo de aquisição de um diploma universitário de quatro anos. Mais educação significa um outro grau. Por outro lado, ser ignorante significa não ter frequentado a faculdade e, portanto, não ter um diploma.

Enquanto tal grau pode ajudar a preparar o indivíduo para um campo específico de trabalho, a ênfase quanto é que o currículo, ou o estudante, o local em "desenvolvimento mental, moral ou estético? Ao mesmo tempo, não é necessariamente que uma pessoa sem um diploma universitário é ignorante, mesmo inferior, como alguns parecem acreditar?

Muitos "educados" as pessoas têm visto como ilusório tal raciocínio pode ser. Por exemplo, depois de enumerar um grande número de indivíduos bem sucedidos com pouca educação formal, sobre a Reforma da Educação website, o Dr. Shaun Kerry diz que ao invés de limitar a sua educação à escola formal, essas pessoas estavam curiosas sobre o mundo ao seu redor, e que tais um espírito de exploração levou-os a descobrir a sua verdadeira paixão e pontos fortes. Isto levou ao seu sucesso.

Dr. Kerry vai ainda mais longe ao dizer que, "Em última análise, educação formal -, colocando o controle do aprendizado nas mãos de professores e administradores, ea imposição de regras e exigências sobre os alunos -. Sufoca o amor natural para aprender" Allan Bloom, em seu famoso livro O fechamento da mente americana faz uma observação semelhante. O subtítulo do livro resume sua visão, como o Ensino Superior falhou Democracia e empobrecida As Almas dos estudantes de hoje.

O que é a solução para o problema? Não é a abolição das instituições formais de ensino superior. A chave, como o Dr. Kerry aponta, é uma curiosidade sobre o mundo que nos rodeia. Isso é o que fez Leonardo da Vinci de um homem universal. Porque ninguém lhe disse que ele teve que se especializar em uma coisa, seus interesses e realizações cobriram uma ampla gama de campos.

Esta curiosidade pode ser satisfeita em muitos aspectos, certamente por livros, mas também pela própria vida, pelas viagens, pela interação social, mesmo pelo trabalho. Este é o ponto feito por um dos autores mais publicados e amado de todos os tempos, Louis L'Amour. Embora tenha deixado a escola no 10 º ano, ele tinha uma sede de conhecimento. Antes de se tornar um escritor viajou extensivamente, trabalhando em uma variedade de trabalhos, incluindo lenhador, skinner de gado mortas, manipulador de elefante, e mineiro de avaliação. Ele se tornou um marinheiro e circulou o mundo em um cargueiro. Durante a Segunda Guerra Mundial ele era um oficial de destruidores de tanques. Lutou como um boxeador profissional e trabalhou como jornalista e conferencista. Suas experiências variadas incluídas navegando um dhow no Mar Vermelho, um naufrágio nas Índias Ocidentais, e encalhado no deserto de Mojave. Ao mesmo tempo, leu. Como oficial Louis L'Amour site diz, "gostava de se gabar Louis que de 1928 até 1942 ele leu mais de 150 livros não-ficção por ano e que, a fim de fazê-lo, ele trabalhou empregos miseráveis ​​e vivia em hotéis e acampamentos Skid Row . "

Suas experiências e programas de leitura auto-imposto foram uma educação, uma das que seriam difíceis de reproduzir em qualquer instituição formal de ensino superior. Pode-se argumentar que essa educação o preparou para a profissão escolhida. No entanto, ele fez mais do que isso, ele abriu os olhos para um mundo maior.

Hoje poucos estão preparados para adquirir uma educação vivendo o tipo de vida que levou Louis L'Amour. No entanto, se quisermos, a maioria de nós pode ler. A partir da segurança de nossas próprias casas, podemos viajar através do tempo e em todo o mundo. A tecnologia moderna nos deu acesso ao conhecimento acumulado de toda a humanidade.

Como Louis L'Amour afirma em sua biografia, educação de um homem errante, "Os livros são os blocos de construção da civilização, pois sem a palavra escrita, um homem não sabe nada além do que ocorre durante os seus próprios breves anos e, talvez, em alguns contos seus pais lhe dizer. "

No mundo de hoje, os livros são mais acessíveis do que nunca. No entanto, infelizmente, muito poucos tirar proveito deles. Em seu livro, The Closing of American Mente Allan Bloom diz que ele primeiro notou uma queda na leitura no final dos anos sessenta. Ele diz que, naquela época, "eu comecei a perguntar meus grandes aulas introdutórias, e qualquer outro grupo de alunos mais jovens para que eu falava, que livros realmente importam para eles. A maioria é silenciosa, intrigado com a pergunta. A noção de livros como companheiros é estranho para eles. Justiça Preto com sua cópia esfarrapada da Constituição em seu bolso em todos os tempos não é um exemplo que significam muito para eles. Não há palavra impressa para que eles procuram inspiração conselho, ou a alegria. "

Se a mesma pergunta, como você responderia? Claro, ao longo dos anos, muitas listas de leitura foram compilados, listando o que as outras pessoas sentem livros são essenciais para uma educação completa. Links para algumas dessas listas podem ser encontradas na página Great Books Lists de um site criado por um bibliotecário chamado Robert Teeter. Ou você pode ler o que lhe interessa. Isso pode ser mais importante do que ler um livro apenas porque isso é um requisito para algo, ou para que possamos dizer que temos lido.

Que livros contar com você? Que fizeram uma boa impressão sobre você? Que te fez pensar? O que você aprendeu com elas? Mesmo a cultura popular tem lidado com este assunto, no filme Sociedade dos Poetas Mortos, onde um professor tenta fazer mais do que apenas transmitir informações. Ao invés de treinar seus alunos para alguém de volta papagaio a opinião dos outros, ele usa o poder da palavra escrita para encorajar que eles realmente pensam.

Então, você é educado? Não, você está treinado para fazer um trabalho específico, mas você desenvolveu mentalmente, moralmente ou esteticamente "? Tem essa educação terminou? Ou você ainda está tentando satisfazer uma curiosidade sobre o mundo ao seu redor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário